sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ICONOGRAFIA E ARGILA

ICONOGRAFIA


iconografia (do grego "Eykon", imagem, e "graphia", descrição, escrita.)


Icone NYMPHIOS



Os primeiros anos do Cristianismo foram marcados por perseguições não só a Jesus, mas também a todos aqueles que aceitaram sua condição de profeta e acreditaram nos seus princípios. Entre o século III e IV apareceram as primeiras imagens nas catacumbas, (cemiterios subterrâneos em roma no período da arte paleocristã ou fase catacumbaria).
entre os diferentes debates teológicos que se sucedem nos domínios imperiais desde o século V no império romano de oriente , o mais importante para o desenvolvimento artístico e cultural é o que diz respeito à iconoclastia: no ano 726, o imperador leão III proibiu a veneração de imagens; os iconoclastas dirigiam-se contra o papa e, ainda que se tenha restaurado o culto em 843 , o acontecimento acarretou uma ruptura definitiva com a antiguidade clássica .
Foi a partir de então que se consolidou uma cultura mediterrânea oriental distinta , ainda que alguns autores a vinculem à arte dos séculos anteriores , que perdurou até a tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453.
o império bizantino expande-se , com formas artísticas que definitivamente são distintas das ocidentais no obstante teve frequente contato com o ocidente , ao longo da idade média .

 PANTOCRATOR



Por outro lado , a conversão da Rússia ao cristianismo ortodoxo prolonga algumas tradições bizantinas durante a idade moderna , que permanecem no leste da Europa até a atualidade.  
















A imagem ocupa um lugar fundamental na igreja o ícone constitui parte importante da celebração eucarística como instrumento e médio de oração dando uma sensibilidade espiritual quase tangível, o que a palavra é para o ouvido o ícone é para a vista próximo de ser uma teofania , uma visão fundada no conhecimento divino.










O iconógrafo é também um hagiógrafo (o que escreve a historia dos santos) sua a arte é a arte da igreja e merece o reconhecimento e respeito de todos os que a contemplam
O ícone recebe seu batismo na sangre e no fogo por médio do signo da transfiguração.
O visível é inseparável do invisível, o humano é impensável sem o divino.




A GRANDE HUMILDADE


ARGILA



Sendo um material macio e de fácil manuseio, a argila, desde o início da história da escultura, é utilizada para a modelagem. Esta precisa estar úmida para poder ser trabalhada pelo artista, a argila deverá ter características e preparo adequado. Pela sua versatilidade e fácil aquisição a argila é muito utilizada para dar forma a diversas obras tanto decorativas como arquitetônicas sendo amplamente valorizada.








A escultura isolada , também chamada de volume redondo, é aquela que admite deslocamento visual ao seu redor para ser contemplada. Para tanto, concentra em si mesma todos os valores simbólico-perceptivos. As vezes esta associada á arquitetura, com a qual estabelece relações iconográficas e representativas, fazendo-se alusões ao edifício, ou ornamentais, ocupando certas superfícies e até grandes espaços que determinam o aspecto do edifício.





Igreja SANTÁNA (TAUBATÉ)








MODELAR



Além da concepção da escultura como resultado de um processo de substração, existem vários procedimentos em que a expressão do volume se alcança mediante um conceito inverso, o da adição. A ocupação do espaço escultórico ocorre a partir da adição e modelagem de material mole (barro, gesso ou cera), até se alcançar forma idealizada. Esse materiais são trabalhados com pontas de madeira, diferentes tipos de espatulas, telas úmidas e, fundamentalmente, com a mão, o que outorga uma dimensão criativa direta à tarefa.






No caso de peça escultórica modelada, é preciso diferenciar o que constitui uma obra final concebida como tal daquela que supõe um momento de processo que gera a obra definitiva, fundida ou em pedra. 










FINALIZAÇÃO DA OBRA








MOSTRAS DE ALGUMAS OBRAS FEITAS PELA AGUIA VITRAIS




RINOCERONTE




AGUIA




VIRGEM

CÁLICE
Para mais informações comunique-se em :
TEL: (12) 991358655
(12) 34246204
aguiavitrais@hotmail.com
aguiavitrais@gmail.com
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